RESERVA DO IGUAÇU

TCE-PR realiza visitas técnicas a fundos de previdência em municípios do Paraná

24 de maio de 2026

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Erick Braga Valentim e Rafael Olegário, realizaram nesta semana visitas técnicas a Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos municípios de Reserva do Iguaçu, Ampére e Pato Branco.

A ação faz parte das prioridades da atual gestão do TCE-PR, que busca fortalecer a fiscalização na área previdenciária, garantindo que os fundos de previdência municipais atuem com segurança, transparência e em conformidade com a legislação vigente.

Durante a visita em Pato Branco, os auditores acompanharam questões relacionadas à gestão e governança do Pato Previ ? Instituto de Previdência do município ?, com atenção especial às áreas atuarial e de investimentos.

O diretor-presidente do instituto, Ademilson Cândido Silva, destacou o caráter educativo da iniciativa.

?Nós tomamos esse encontro como um aprendizado, porque logo ao receber o ofício do TCE-PR, lemos os tópicos que seriam abordados na reunião. Somente na leitura do ofício já foi um aprendizado em relação ao que o Tribunal está cobrando e exigindo?, afirmou.

Ademilson também sugeriu que o Tribunal amplie as capacitações voltadas aos fundos de previdência municipais.

?Assim estaremos preparados para tomar as decisões corretas e saber agir em cada situação específica das necessidades do regime próprio?, completou.

Já em Ampére, no sudoeste do Paraná, a visita técnica ao AmperePrevi teve como foco verificar a eficiência do fundo de previdência municipal, especialmente no cumprimento das exigências legais e nos critérios de transparência.

A diretora executiva Andreia Badia ressaltou a importância do contato direto com os auditores e da realização de capacitações na região.

?Importante realizar capacitações no Sudoeste do Paraná na área financeira e de gestão dos fundos. De qualquer forma, esse contato aqui nos deixa mais seguras para atuar?, destacou.

As visitas reforçam a atuação preventiva e orientativa do Tribunal de Contas, contribuindo para que os municípios mantenham uma gestão previdenciária eficiente e responsável, garantindo maior segurança. 

PB Agência Web