GERAL

Novas chefias dos núcleos regionais de Guarapuava ainda não estão definidas

08 de janeiro de 2019
Após estes primeiros dias de Governo de Ratinho Júnior (PSD), os núcleos regionais de secretarias, em Guarapuava, estão sem titulares. Atualmente, são 17 escritórios que estavam sob o comando de indicados dos deputados Artagão Júnior (PSB), Cristina Silvestri (PPS) e do ex-parlamentar Bernardo Ribas Carli, que detinha a maior fatia das indicações, com sete núcleos. Com a extinção de secretarias de Estado, de 28 para 15, a partir da reforma administrativa anunciada pelo governador, que juntará pastas, ainda não há informação de quantos núcleos serão mantidos. Porém, na última quinta feira (3), Ratinho Júnior anunciou a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola como Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), todas ligadas à Secretaria da Agricultura, mas que detêm cargos comissionados, assim como os demais. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), tudo ainda está sendo estudado. Mas uma coisa é certa: “nenhum dos atuais chefes serão mantidos”, afirmou o jornalista-chefe da AEN, Silvio Loman.

EXONERAÇÕES

Em Guarapuava, a exemplo dos demais no Paraná, os responsáveis pelos escritórios regionais já foram exonerados. As indicações até então eram feitas por deputados. Se persistir essa política, pela lógica, quem terá força é a deputada Cristina Silvestri (PPS), já que o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o PPS, fizeram parte da coligação que elegeu Ratinho Júnior. Artagão Júnior apoiou a reeleição da então governadora Cida Borghetti (PP). Porém, o governo assegura que as nomeações serão técnicas. “O governador tem dito que quer técnicos em cargos técnicos”. De acordo com o deputado estadual Artagão Júnior, ele não cria nenhuma expectativa em relação a esse assunto. “O governo ainda não definiu quais serão os critérios dessas nomeações. Ainda precisa organizar a casa”, afirmou a esta reportagem. De acordo com informações de bastidores, o governador Ratinho Júnior poderá lançar um teste seletivo para esses cargos. Entretanto, pela urgência por causa do início do ano letivo, o nome da chefia do Núcleo Regional de Educação, poderá ser anunciado, mas seria uma indicação temporária. O nome em pauta é o da professora Edil Amaral, cuja possível efetivação aconteceria somente após o processo seletivo. A falta das nomeações, porém, está deixando os ex-chefes apreensivos. “Queremos fazer o repasse de tudo, mas não sabemos a quem. Não existe nenhuma conversa sobre quem assumirá a 5ª Regional de Saúde”, disse Márcio Brunsfeld.

OS NÚCLEOS REGIONAIS

Agricultura; Cohapar; Família; Trabalho; Agência do Trabalhador; Paraná Esporte; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Secretaria do Meio Ambiente; Detran; Paraná Cidade; ITCG; Casa Civil; Hemocentro; Núcleo Regional de Educação (NRE); Sanepar; Instituto das Águas; Obras.
PB Agência Web