EDUCAÇÃO

Soroban é tema de trabalho dos alunos do 9 º ano A do Colégio Izabel

13 de julho de 2019

Os alunos do nono ano A do Colégio Izabel realizaram nesta quinta-feira (11) uma apresentação de trabalho escolar sobre o soroban.

Mas afinal o que é soroban?

Soroban (????) é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, e levado para o Japão em torno de 1600 d.C.. É um instrumento utilizado até hoje, no Japão e em outras partes da Ásia.

O Soroban é composto de diversas colunas, cada uma representando uma unidade, dezena, centena, etc. Cada coluna, por sua vez, contém duas partes: uma em cima e outra embaixo. Na parte de cima fica uma conta por coluna, que significa cada conta, cinco unidades numéricas, e estas contas se chamam godama porque go significa cinco e dama, peça. Na parte de baixo de cada coluna.

Assim, quando as peças ou contas superiores estão para cima, e as contas inferiores estão para baixo, o Soroban está "zerado". Quando movemos uma pedra da parte de baixo para cima, teremos o 1, se movermos mais um, teremos a representação do 2, e assim por diante. Para representarmos o 5, basta movermos a pedra superior, da casa numérica eleita como a casa das unidades, para cima. Apesar de parecer simples fazer cálculos com este instrumento, é necessário o aprendizado de técnicas (bastante simples, em verdade), para se conseguir realizar qualquer operação de soma, por exemplo. Depois de dominada a técnica (Shuzan ou ??), seu uso é muito mais rápido do que o de uma calculadora.

Para se fazer cálculos, utiliza-se fórmulas para somar e subtrair, e todos os outros cálculos, multiplicar, dividir, e tirar raiz quadrada, são realizados com as mesmas fórmulas das soma e subtração, apenas utilizadas de forma coerente com as outras operações.

Soroban na Sala de Aula

O trabalho com os alunos do nono ano começou em meados de fevereiro,os alunos pesquisaram, fizeram cartazes e confeccionaram artesanalmente seu próprio soroban. Depois de muita dedicação o trabalho foi apresentado aos alunos do 6º A e D, 7º A, 8º A e B E 9º B. Os educandos durante todo este período tiveram a orientação da professora da disciplina de matemática, Márcia Regina Sikora Peretto.

“O principal objetivo do trabalho é a realização de contas com rapidez e perfeição, buscando alcançar o resultado sem desperdícios. O soroban permite que as pessoas desenvolvam habilidades mentais relacionadas ao raciocínio matemático e a concentração como: memorização de informações, principalmente números, visualização e criatividade, pensamento rápido e cálculo mental. Vale ressaltar que a sua utilização no ensino de deficientes visuais foi introduzida, em 1949, a partir de adaptações feitas por Joaquim de Lima Moraes. Em resumo o trabalho despertou em cada aluno o desejo de aprender mais e mais, de buscar mais conhecimentos e aprofundar mais essa caminhada no mundo da matemática, foi um sucesso total, estão todos de parabéns.” Disse Márcia Peretto em nota ao Diário Reservense.

Informações - Diário Reservense

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