EDUCAÇÃO

João Fernandes Nunes Felix fala sobre o desafio de comandar a Secretaria de Educação

05 de agosto de 2019

Com 56 anos, com formação em Administração e Licenciatura em História e mais de vinte anos envolvido com a administração pública, João Fernandes Nunes Felix (MDB), o Fernandão, assumiu em agosto de 2018 a secretaria municipal de Educação e Esportes de Reserva do Iguaçu. Além de assumir uma secretaria que por si só já era grande e com vários setores na reestruturação realizada pelo prefeito Sebastião Campos, (MDB) extinguiu a secretaria de esportes e essa passou a ser um departamento da secretaria de Educação.

CONVITE

Fernandão estava na secretaria de Planejamento, que foi extinta, quando recebeu o convite para assumir a secretaria de Educação, pois a ex-secretária Rosilda Bueno de Freitas tinha solicitado licença para tratamento de saúde. Quando foi convidado se sentiu desafiado e até com um pouco de insegurança, mas hoje está muito satisfeito em ter aceitado o desafio. ”Eu acompanhava de perto o trabalho da Rosilda porque sempre gostei da educação, quando assumi, vi que o desafio era grande, eu conhecia a equipe e sabia que podia confiar nela e havia abertura de diálogo. Hoje me sinto muito bem aqui e confesso que me apaixonei, estou muito satisfeito com o trabalho que estamos realizando”.

REDE ESCOLAR

O secretário de Educação tem sob sua administração quatro escolas municipais, uma na sede do município, uma na Vila da Copel, uma na comunidade de Santa Luzia e outra na comunidade de São Sebastião e dois CMEIS, Centro Municipais de Educação Infantil.

Entre diretores, pedagogos, professores, são mais de 80 servidores públicos, além de motoristas, merendeiras, serventes e outros profissionais que a secretaria exige e mais de 700 alunos sob a liderança do secretário e sua equipe, composta por oito pessoas entre pedagogas, nutricionista, auxiliar administrativo. “A Rosilda formou uma excelente equipe, eu não mexi, por sinal foi por saber da excelente equipe que a secretaria tinha que me motivei a aceitar o desafio” declarou Fernandão.

PLANEJAMENTO DO SIMEC

O SIMEC, Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação, tem que ser constantemente atualizado com os dados dos planejamentos dos municípios, seja na questão pedagógica ou de investimentos necessários na infraestrutura da rede educacional. Caso esse abastecimento de dados não ocorra, o município perde o direito de receber verbas federais para a educação.

 Em 2015 e 2016 o SIMEC não foi atualizado pela gestão anterior, com isso havia um bloqueio que impossibilitava o município de receber verbas para a educação, ”Graças a todo um trabalho realizado pela equipe da secretaria, de reorganização do SIMEC, de conversa e prestação de conta e envios de documentos ao MEC, a partir de abril desse ano conseguimos o desbloqueio e já solicitamos ônibus escolares novos e recursos para manutenção do transporte escolar”, relatou o secretário.

SUPER CRECHE

Quando o prefeito Sebastião Campos encerrou o seu mandato em 2012, deixou para o próximo prefeito terminar a construção da super- creche, o governo federal enviou os valores para o término da obra, mas esses foram desviados para outros fins.

Ao assumirem em 2017, descobriram que para o governo federal ela constava como concluída, “Quando fomos verificar a obra constava como concluída e que além de não haver mais repasses a serem feitos, caso o município não concluísse a obra com recursos próprios, teríamos que devolver em torno de um milhão e trezentos mil reais”, destacou o secretário.

Com apoio do prefeito, colaboração do deputado federal Frangão, do MDB, dos vereadores e do secretário municipal de saúde, José Maria Mendes ele vai conseguir concluir a obra.

“Já estamos com o material para o término da obra todo licitado, vamos usar a mão-de-obra da prefeitura e se tudo correr dentro do nosso planejamento, em julho do ano que vem entregamos a super-creche para a comunidade”, afirmou o secretário.

REFORMAS

O secretário destacou que ano passado realizou na escola Pedro Siqueira uma reforma na área de serviço e nos banheiros, “Mesmo com toda a dificuldade financeira do município conseguimos reformar todos os banheiros da escola, foi um investimento de trinta mil reais”.

Agora é a vez da escola José de Araújo, na comunidade de São Sebastião, “Lá estamos investindo no telhado e nos banheiros” frisou o secretário. Os prédios dos CMEIS também receberam investimento em manutenção.  

SEGUNDO SEMESTRE

O segundo semestre do ano letivo inicia no dia 26, sexta-feira, com os professores recebendo a formação continuada de oito horas que será ministrada pelo professor mestre em Educação, Clovis Lopes Junior, da Faculdade São Braz.

O segundo semestre inicia com a equipe de professores completa, inclusive com a contratação de dois professores de Educação Física e Artes, que atuarão nas quatro escolas. 

MERENDA ESCOLAR

A carga horaria da nutricionista passou de 20 para 30 horas semanais, criando assim condições para que ela realize um trabalho melhor do que já vinha sendo feito. Esse ano a meta é comprar pelo menos quarenta por cento da merenda dos pequenos produtores locais, “Assim, oferecemos uma merenda de qualidade, vários produtos são orgânicos e geramos renda no município”, frisou Fernandão, destacando também o excelente relacionamento da secretaria com a cooperativa COPAFI.  

PARCERIA COM A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Como a educação é uma formação integral e que a questão do meio ambiente são prioridades na formação das novas gerações, eles realizaram uma parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, “Estamos com um professor que está indo nas quatro escolas municipais trabalhar sobre o tema, além disso, na semana do meio ambiente e dia da árvore desenvolvemos ações junto com a secretaria de meio ambiente, é uma parceria que está dando muito certo”, destacou o secretário.   

META

A meta principal da secretaria é trabalhar em cima do processo ensino aprendizagem, que o cerne do trabalho é voltado para a aprendizagem dos alunos e com as provas Paraná eles puderam ver que a meta tem sido alcançada, pois já foi possível visualizar a melhora na aprendizagem dos alunos.

DIRETORIA DE ESPORTE

Em relação ao departamento de esportes, o secretário declarou estar muito satisfeito, “O Bruno e o Edinho, que estão à frente tem feito um ótimo trabalho, com um pequeno orçamento eles têm se virado, buscado parcerias e conseguido realizar o calendário de atividades que foi proposto para esse ano”.

Informações - Jornal Fatos/ Nara Coelho

PB Agência Web