SAÚDE

Beterraba: benefícios para a sua saúde

02 de setembro de 2019

beterraba é extremamente nutritiva para o organismo, pois é uma importante fonte de ferro, cobre, magnésio, potássio, além de todo o complexo da vitamina B. Possui poucas calorias e é rica em antioxidantes.

Esses nutrientes trazem benefícios para a pele e para o cabelo, auxiliam no bom funcionamento do fígado e do intestino, atuam na perda de peso e reduzem a pressão arterial, dentre diversos outros benefícios que o consumo desse legume pode trazer para a sua saúde.

Como escolher

Na hora da compra, prefira beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e firmes ao toque. As folhas devem ser firmes e de cor bem viva.

Como conservar

Em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana se mantida em local fresco e sombreado. Caso prefira guardá-la na geladeira, onde poderá ser mantida por até 15 dias, retire as folhas bem rente ao talo e acomode a beterraba em saco plástico perfurado. Se for utilizar as folhas, conserve-as em recipiente plástico na geladeira por até uma semana. Quando guardada já descascada, ralada ou picada, a beterraba tem sua durabilidade reduzida a três ou quatro dias e deve , obrigatoriamente, ser conservada em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.

Para congelamento, é melhor cozinhar o vegetal primeiro: a beterraba crua fica muito mole depois de descongelada. Cozinhe-as inteiras até que fiquem macias, em seguida, coloque-as em vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Descasque-as e corte-as em fatias ou cubos, coloque os pedaços em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e feche o saco. No congelador, a beterraba poderá ser mantida por até 8 meses, mas não deverá ser congelada quando ralada, pois perderá cor e sabor.

Como consumir

Pode ser consumida crua ou cozida, sob a forma de sucos, saladas, sopas, bolos, suflês, refogados e em omeletes. As folhas podem ser consumidas refogadas ou em omeletes e bolinhos.

Dicas

• Evite cozinhar a beterraba em excesso para evitar perdas nutricionais.

• Para manter beterrabas vermelhas, cozinhe-as inteiras, com casca e com 3 cm do talo, acrescentando 2 colheres (sopa) de vinagre na água.

• Experimente combinar a beterraba com temperos como noz-moscada, cravo da índia, limão, laranja, alho, salsa ou cebo

PB Agência Web