RESERVA DO IGUAÇU

Vereadores de Reserva do Iguaçu aprovam em Sessão Extraordinária o uso de pulseiras para identificar pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19

12 de março de 2021

Os vereadores da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu aprovaram na manhã desta sexta-feira (12/03) o projeto de lei 004/2021 que torna obrigatório o uso de pulseiras nos pacientes confirmados e suspeitos da Covid-19. A ação foi determinada pelo poder legislativo com apoio da secretaria de saúde para inibir a quebra do isolamento social.

Quem recebe um resultado positivo ou é caso suspeito de Covid-19 precisa ficar em isolamento para evitar a disseminação do vírus,mas, na prática, nem sempre é isso que vem acontecendo. Devido aos casos de descumprimento, com diversas denúncias de pessoas circulando livremente, mesmo conscientes do perigo para os demais, o projeto de autoria do vereador Juares Senoski foi discutido e aprovado em 1ª,2ª e 3ª votação. O projeto foi encaminhado para o poder executivo e será sancionado pelo prefeito municipal, Vitório Antunes.

São 2 pulseiras de cores diferentes ( Amarela e Vermelha), uma para os pacientes positivos e outro para os suspeitos ,quem estiver usando qualquer uma das duas não pode circular em nenhum espaço público. As pulseiras não podem ser removidas ou violadas, salvo pelas pessoas designadas e no momento indicado.

O projeto diz, ainda, que em caso de descumprimento da regra com a retirada da pulseira, ou a localização de moradores da cidade que devem estar em isolamento estarem furando o mesmo, será feito a aplicação de multa em 25 UFM (Unidade Fiscal do Municipio) o que corresponde a R$ 2.025,00.

A expectativa é de que as pessoas cumpram corretamente o isolamento, explica o Secretário de Saúde, Romildo Caldas. Ele ressalta que esta também é uma maneira de a população ficar vigilante. A população deve ajudar neste processo, e quando ver a lei sendo descumprida, pode fazer denúncia para a Secretaria de Saúde.

Acompanhe a sessão:

Com Informações: Repórter Lorival Lima - Diário Reservense e Rádo Iguaçu FM

PB Agência Web