DESTAQUE RESERVENSE

Um amor eternizado em duas rodas - Luiz Gustavo representa Pinhão em todo o estado através da prática do Moutain Bike

16 de outubro de 2021

No dia de hoje o Diário Reservense destaca o talento de um jovem que apesar de sua pouca idade está deixando sua marca e levando o nome do município de Pinhão através do ciclismo e da prática do Moutain Bike, o destaque de hoje é Luiz Gustavo Lima Rocha, carinhosamente chamado de rochinha.

História

 Luiz é filho da senhora Maria Carolina e do senhor Elsio Rocha, é natural de Guarapuava, porém desde pequeno reside em Pinhão.  Rochinha é estudante do Colégio Estadual Mario Evaldo Morski e atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio. A paixão por bicicleta surgiu ainda pequeno, o incentivo e apoio veio de amigos e da própria família que via no garoto garra e dedicação, além de um espirito de competitividade muito forte.

Moutain Bike

Como o próprio nome sugere, Mountain Bike é um tipo de ciclismo voltado para as montanhas e para ambientes com terrenos irregulares, como terra, neve e areia. Podemos dizer que essa modalidade nasceu há mais de 60 anos: seu surgimento data da década de 1950, na Califórnia. Ali, muitos ciclistas buscavam ambientes diferentes para suas pedaladas e, assim, surgiram às primeiras competições.

O termo também é usado para se referir à bicicleta Mountain Bike, utilizada para a prática do ciclismo nestes terrenos. Um dos primeiros modelos de Mountain Bike, como a conhecemos hoje, foi desenvolvido na década de 1980 por Tom Ritchey, designer americano de quadros e ciclista, contratado por uma empresa que chamava Mountain Bikes.

As principais características dessas bikes são os pneus mais largos, com cravos e suspensão, para absorver melhor o impacto em terrenos acidentados; guidões retos, para dar mais estabilidade; quadros robustos e reforçados; uma relação maior de marchas e coroa menor, para pedaladas mais intensas.

Competições

Luiz já acumula em sua bagagem medalhas e troféus de inúmeras competições que participou, entre elas destacamos: Copa Integração, Jogos Escolares do Estado do Paraná, Jarcan’s, Copa Copel, Copa Brasileira Monte Castelo, Copa Bravo Race, Copa Rota das Colônias e Campeonato Guarapuavano de Ciclismo MTB.

Pedal Solidário 2020 em prol do Lar dos Idosos

Há exatamente um ano, a população pinhãoense parava para ver Luiz encarar um desafio nunca antes feito na história do município, por 8 horas o menino prodígio pedalou sem parar, o objetivo dessa nobre atitude era arrecadar alimentos que seriam doados para o Lar dos Idosos em Pinhão. O desafio do Pedal Solidário existe em diversas cidades do Brasil, para encarar esse desafio é necessária muita garra, força de vontade e acima de tudo preparação física e psicológica.

Durante o período de preparação Luiz contou com a ajuda e atenção da nutricionista Márcia Bastos que realizou um cardápio especifico reunindo todos os nutrientes necessários para que o atleta encarasse a competição.

“Não imaginava toda essa mobilização, todas as expectativas foram superadas, minha família e inúmeras pessoas abraçaram minha ideia e com esforço de todos arrecadamos aproximadamente duas toneladas entre alimentos e produtos de limpeza, foi emocionante e muito gratificante, é maravilhoso fazer o bem.” Disse Luiz em nota ao Diário Reservense.

Agradecimento

Luiz lembra com carinho de cada amigo e amiga que o apoia nesta caminhada, destacamos as seguintes pessoas: Primeiramente meus pais Maria e Elsio por cada momento e por serem minha base, Guilherme Cordeiro, Neoraci Equipe MTB Hard, Fábio Matsuda, Biézinho, Lu Nascimento - Rádio Pioneira, Silvana Neves – Lar dos Idosos, direção geral e colaboradores João, Jefe, Guilherme e Tito da Loja Bike Express, a fisioterapeuta Ana Raissa e também a  nutricionista Márcia Bastos.

“Vamos praticar o amor, seguir o que Jesus nos pediu, amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado, somos abençoados todos os dias e na grande maioria das vezes não agradecemos a Deus. Vamos unir nossas forças, ajudar quem mais precisa, fazer a diferença, dessa forma teremos uma cidade, um estado e um Brasil melhor pra todos, tudo que fazemos com amor pelo próximo Deus nos retribui em dobro, ame ao próximo como a ti mesmo. ”

Com Informações: Repórter Lorival Lima Santos - Diário Reservense e Rádio Iguaçu FM 87,9

 

 

PB Agência Web