Na noite de ontem (26), Rene Moraes, 29 anos, que trabalhava na Aggimotos em Guarapuava, cometeu um ato extremo no Parque do Lago no Centro de Guarapuava. Este é o segundo caso em menos de uma semana, no mesmo local.
No dia 21 de março,Daniel Antunes dos Santos foi visto entrando na água na tarde de segunda (21). Em seguida, afundou. Nesse caso o corpo foi encontrado no dia seguinte e a mãe do jovem reconheceu o corpo no IML.
Em Laranjeiras do Sul, na manhã de quinta-feira (24), um jovem de 27 anos, foi encontrado morto em uma residência no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo informações, Joao Gabriel Gonçalves Patene de Oliveira, era depressivo e tomava remédio controlado.
Suicídios aumentam entre jovens
Número de suicídios na faixa etária de 11 a 30 anos dobrou no Brasil em cinco anos, e a pandemia agravou o cenário. Especialistas pedem mais políticas públicas e alertam para efeitos da internet sobre a saúde mental.Transtornos mentais passaram a receber mais atenção durante a pandemia de covid-19, mas, bem antes da chegada do coronavírus, dados estatísticos já deixavam claro haver uma curva ascendente perturbadora no Brasil, em especial entre jovens de 11 a 30 anos.
O tema já era alvo de preocupação constante da Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes da pandemia, a OMS estimava que um em cada cinco adolescentes no mundo enfrentava desafios de saúde mental. No Brasil, entre os jovens de 15 a 29 anos o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal, de acordo com relatório da OMS divulgado em 2019 e de lá pra cá, o número só aumentou.
O tema da saúde mental ganhou destaque no mês de setembro, com a campanha do Setembro Amarelo, para conscientização sobre suicídio e contra a psicofobia (preconceito contra as pessoas que apresentam transtornos e/ou deficiências mentais).
No entanto, profissionais da saúde no Brasil afirmam serem necessárias a implementação e ampliação de uma rede de atendimento permanente e eficaz de políticas públicas sólidas que possam auxiliar os jovens a enfrentar situações de sofrimento mental ao longo dos próximos anos.