REGIÃO

Empresa iniciará etapa de enchimento do reservatório da PCH Foz do Estrela

28 de março de 2022

A São Luiz Energética, responsável pela PCH Foz do Estrela, em Coronel Domingos Soares, realizará a partir da próxima segunda-feira (28), o enchimento do reservatório da usina, no leito do Rio Iratim.

O procedimento terá inicio com o fechamento das comportas do túnel de desvio. O período de enchimento pode variar de 15 a 30 dias, dependendo da vazão do rio e condições climáticas. O trabalho será coordenado por técnicos de diversas áreas, responsáveis por monitorar a segurança e as questões ambientais.

A empresa orienta a população a, durante o período de enchimento, evitar se aproximar do trecho do futuro reservatório e lembra ainda que, neste período, o trecho do rio não deve ser utilizado para atividades de pesca, lazer ou esportes náuticos.

As obras da PCH Foz do Estrela tiveram inicio em junho de 2019, envolvendo 440 funcionários durante todo o processo de construção. O reservatório abrange uma área de 1,8 quilômetro quadrado, onde serão represados mais de 30,4 bilhões de litros de água, o equivalente 12,2 mil piscinas olímpicas.

Para a construção da barragem foram utilizados 7.750 caminhões betoneiras. A PCH terá capacidade de gerar 29,5 MW (Megawatts), energia suficiente para abastecer mais de 80 mil residências.

Com Informações: RBJ

PB Agência Web