Foi concluído nesta semana, o processo de enchimento do lago da PCH Foz do Estrela, instalada no leito do Rio Iratim, em Coronel Domingos Soares.
Imagens registradas na segunda-feira (11) pelo assessor de comunicação da prefeitura domingosoarense, Diego Argenta, mostram o lago já formado. De acordo com o engenheiro da Elera Renováveis, empresa responsável pela PCH, Gilvan Silveira, o processo de enchimento foi concluído em seis dias.
A próxima etapa é o comissionamento das unidades geradoras de energia, quando serão realizados os testes de operação, processo que deve durar cerca de 30 dias.
As obras da PCH Foz do Estrela tiveram inicio em junho de 2019, envolvendo 440 funcionários durante todo o processo de construção. O reservatório abrange uma área de 1,8 quilômetro quadrado, onde serão represados mais de 30,4 bilhões de litros de água, o equivalente 12,2 mil piscinas olímpicas.
Para a construção da barragem foram utilizados 7.750 caminhões betoneiras. A PCH terá capacidade de gerar 29,5 MW (Megawatts), energia suficiente para abastecer mais de 80 mil residências.
Com Informações: RBJ