EDUCAÇÃO

Etapa Municipal do CONAE 2022 reúne representantes de diferentes segmentos no município de Reserva do Iguaçu

25 de abril de 2022

As propostas foram construídas com base em três eixos de estudo e serão encaminhadas para próxima etapa do CONAE 2022 Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação realizou a IV Conferência Municipal de Educação – CONAE 2022, com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, na Câmara de Vereadores de Reserva do Iguaçu.

O encontro teve início da programação às 18h30min, com o credenciamento. Logo após foi realizada a abertura do evento com a presença do prefeito Vitório Antunes de Paula e secretária Municipal de Educação, Professora Maria Teresinha Rodrigues Siqueira, os representantes do legislativo Presidente Emerson Blechenchen, Vereador Carlos Alessandro Machado e do Presidente do CACS Fundeb Israel Gonçalves de Oliveira.

O prefeito Vitório relatou que este momento é muito importante para o debate de ideias e propostas para educação, podendo se tornar diretrizes para o Plano Nacional de Educação. “Desde o início de nossa gestão, temos ouvido as pessoas e dado oportunidades de inclusão de ideias e projetos. Vemos que o avanço e a construção do novo só acontece desta forma”.

A Secretaria de Educação, Professora Maria Teresinha, fala sobre colaboração de todos no momento um processo coletivo de aprendizagem e de produção de diretrizes para a educação. "É importante destacar que nosso intuito não é apenas mirar a Conferência Nacional de Educação, nem nos concentrarmos exclusivamente na construção de emendas, mas principalmente nos alimentarmos dessas reflexões, do diálogo, e construirmos conjuntamente as bases da política de educação".

 Na sequência, a Professora Helouise Francine Moreski Meneghine palestrou aos participantes com o tema: "As emoções e as Influências na Aprendizagem com Metodologias Ativas". Salientou ainda “Temos que lembrar sempre que as escolas necessitam de uma boa estrutura, material pedagógico adequado, formação continuada para os profissionais, ter inclusão, profissionais que atendam as demandas, sem esquecer do orçamento para realização de tudo isso”.

De acordo com a Coordenadora da conferência,Professora Rosimeri , a realização desta etapa municipal da CONAE 2022 é um tempo oportuno para as pessoas terem acesso aos dados em âmbito nacional, além das metas a serem alcançadas e os desafios dos educadores no município de Reserva do Iguaçu. “É um orgulho para todos nós a realização de momentos como este de debate, oportunizando a vocês o conhecimento da missão e os desafios que temos para educação do Município”.

 A representante da Comissão Organizadora da CONAE 2022 – Etapa Municipal, descreve que “Discutir é necessário, mas colocar em prática é essencial. Ouvir as pessoas é trazer de forma consciente, gradativa e responsável as metas que devem ser atingidas dando a oportunidade para construção do futuro da educação”. Plenárias Após a discussão e elaboração das propostas em grupos com os profissionais da educação, foi realizada a plenária final com todos os grupos, ao qual cada um apresentou propostas de cada eixo, que serão encaminhadas para discussão e análise na próxima conferência, que será em nível regional.

Diário Reservense 

PB Agência Web