ESPORTES

Superação - Pela primeira vez na história atletas ACD participam da Fase Regional do Jeps em Reserva do Iguaçu

07 de maio de 2022

Neste sábado, (07.05), foram realizadas as provas do atletismo na Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Reserva do Iguaçu. As provas aconteceram no complexo esportivo da cidade e reuniu atletas de quatro municípios. O clima agradável ajudou e as provas aconteceram naturalmente, sem qualquer contusão ou cansaço excessivo. O destaque nesta edição regional foi à participação dos atletas ACD (Alunos com Deficiência) da Escola Nova Esperança que participaram pela primeira vez da competição.

As categorias que contam com os Alunos Com Deficiência (ACD) chamam a atenção pela dedicação dos atletas em competir sem se preocupar com resultados, e também de seus treinadores nesse trabalho que requer muito mais que conhecimento esportivo, mas também uma grande dose de compreensão, paciência e amor por essas pessoas tão especiais que merecem todo o nosso respeito e admiração.

O professor Wilson Pimenta destaca que o esporte é uma importante ferramenta para a inclusão destes atletas, os educandos passam a ter experiência e vivência em comunidade participando deste tipo de evento. Jussara Matos, diretora da Escola Nova Esperança ressalta que a prática esportiva na vida de cada um dos alunos é fantástica, ela da autonomia e independência, pois eles ficam só no ambiente escolar, muitas vezes a família tem medo de soltar seus filhos e com isso eles acabam sendo muito dependentes, neste sentido o esporte proporciona diversas possibilidades, ampliando as amizades e mudando a rotina dos alunos.

Representando a Escola à aluna Jacira Rodrigues conquistou medalha de ouro nos 250 metros rasos e no salto em distância, Guilherme Antonio de Oliveira Brum subiu ao pódio onde recebeu ouro após disputar os 400 metros rasos, Luis Felipe Ribeiro finalizou a rodada levando pra casa dois ouros, um no salto em distância e outro nos 250 metros rasos.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Reserva do Iguaçu.

Diário Reservense - Rádio Iguaçu FM
Lorival Lima Santos

PB Agência Web