A tecnologia trouxe mais comodidade ao nosso cotidiano. Com o internet banking, por exemplo, é possível realizar transações financeiras sem sair de casa.
Só que esse recurso também gera novas preocupações, principalmente em relação à segurança. Afinal, a rede está cheia de golpistas tentando arrancar o dinheiro de pessoas desavisadas, não é mesmo?
Pois o artigo de hoje vai tranquilizar você. Explicaremos melhor o que é internet banking e como usar esse sistema sem perigo. Fique conosco!
ÍNDICE
Internet banking é a possibilidade de acessar sua conta bancária pela internet. Em vez de se dirigir à agência do banco ou da cooperativa financeira, basta entrar no site.
Para utilizar o serviço, você tem que registrar um nome de usuário e uma senha. Algumas instituições financeiras também pedem para instalar um programa específico no computador.
Depois, é só usar essas informações para efetuar o login no ambiente on-line. Lá constarão todos os dados referentes à sua conta corrente, à conta poupança ou aos seus investimentos financeiros.
Com o internet banking, dá para conferir o saldo, fazer pagamentos, transferir valores para outra pessoa e muito mais.
Agora que já explicamos o que é internet banking, vamos listar alguns benefícios desse sistema. Confira três deles:
Acessando seus dados bancários pela internet, você pode realizar operações financeiras a qualquer hora do dia, onde quer que esteja. Isso porque não é preciso se dirigir a uma agência física para autorizar um pagamento ou uma transferência de valores.
Graças à praticidade do internet banking, você economiza o tempo que gastaria para se deslocar até o banco ou a cooperativa. E ainda poupa dinheiro. Em vez de pagar para imprimir um extrato, por exemplo, é possível conferir as informações do saldo na tela de seu dispositivo eletrônico.
O ambiente digital registra todas as movimentações de sua conta. Assim, fica mais fácil controlar os gastos do dia a dia, ou mesmo copiá-los para uma planilha financeira.
Ainda, existe a opção de programar pagamentos para dias específicos. Essa é uma maneira de organizar melhor o orçamento pessoal, de forma que sempre sobre uma quantia para as emergências.
LEIA MAIS
Sim. As instituições financeiras recorrem a tecnologias avançadas para proteger as operações no internet banking. E é possível perceber isso já no ato do login.
Além da senha, alguns sistemas contam com ferramentas de reconhecimento facial e biometria. Elas garantem que apenas a pessoa responsável pela conta tenha acesso às informações.
No entanto, há muitos golpistas agindo na internet para roubar os dados dos cidadãos. Por isso, você deve tomar alguns cuidados que tornam a experiência ainda mais segura. Veja:
De uns tempos para cá, tem se falado bastante em open banking. Embora esse termo seja parecido com internet banking, na verdade estamos nos referindo a dois serviços diferentes. Portanto, vale acompanhar a explicação.
Internet banking nada mais é que realizar operações financeiras on-line. Você acessa sua conta para conferir o saldo e efetuar transações, como já explicamos neste artigo.
Já open banking é o serviço que permite o compartilhamento de dados entre bancos e cooperativas financeiras. Dessa forma, mesmo que você tenha conta na instituição A, consegue enviar informações sobre sua renda para a instituição B ? e essa última, ao analisar seu histórico, pode oferecer empréstimo a juros mais baixos.
Temos um post explicando tudo sobre open banking e open finance. Confira:
Hoje mostramos o que é internet banking e quais são as vantagens de recorrer ao sistema. Depois de ler esta explicação toda, só resta a você aproveitar! As operações financeiras podem ser feitas pela rede, tanto no site quanto no aplicativo móvel.
Lembre-se de acessar somente os canais oficiais de seu banco ou sua cooperativa. É que alguns golpistas criam páginas falsas, mas muito parecidas às originais, com o intuito de roubar a senha dos usuários.
Na dúvida, não acesse nenhum link ou arquivo enviado em nome da instituição financeira. Em seguida, vá à agência mais próxima e peça ajuda à equipe para habilitar o internet banking. Desse modo, você pode aproveitar o serviço com total segurança.
Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog da Cresol. Em breve, voltaremos com novidades sobre educação financeira e investimentos pessoais. Até lá!