"Discípulos meus na caridade" (Cf. Jo 13, 15).
Para uma diocese, é uma alegria sem tamanho a possibilidade de ordenar um novo padre. A cerimônia, além de ser um dos momentos mais importantes na vida do ordenado, é também a conclusão de muitos anos, senão décadas, de trabalhos dos professores, formadores, familiares, colegas seminaristas, amigos e comunidades inteiras que participaram do processo de formação do novo padre. Com o diácono Anselmo Freski Oliveira não foi diferente:
Filho do senhor Alcione Mendes de Oliveira e da senhora Maria do Belém Freski, Anselmo nasceu no dia 4 de fevereiro de 1992 em Pinhão (PR). Em 2013, quando tinha 21 anos, participou dos encontros vocacionais do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, e no ano seguinte começou a cursar o "propedêutico", etapa preparatória para os seminaristas que desejam continuar os estudos para se tornarem padres.
De 2015 a 2017 residiu no seminário de Filosofia Bom Pastor, em Francisco Beltrão (PR), e cursou filosofia no Instituto Sapientia de Filosofia, etapa conhecida como "discipulado".
No ano de 2018 iniciou a última etapa de estudos, a "configuração", no Seminário Maior Nossa Senhora de Belém de Curitiba (PR). Estudou teologia na Faculdade Claretiana de Teologia (Studium Theologicum) e, ao se formar, iniciou o trabalho pastoral na paróquia Sant'Ana, de Laranjeiras do Sul (PR), onde foi ordenado diácono pelas mãos do bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, no dia 27 de agosto de 2022. É nesta paróquia que continuará a caminhada como sacerdote, trabalhando como vigário.
Anote na agenda:
A ordenação presbiteral de Anselmo Freski Oliveira será no dia 19 de março, às 15h, na paróquia Divino Espírito Santo de Pinhão (PR). A diocese de Guarapuava conta com a sua presença.