A Fifa oficializou nesta terça-feira (14) as mudanças no formato de disputa da Copa do Mundo de 2026. A edição será a primeira da história a ser disputada com 48 seleções e, no total, terá impressionantes 104 jogos.
As equipes serão divididas em 12 grupos com quatro times cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória.
A partir dessa fase, os 32 classificados se enfrentam em formato de mata-mata até a final do torneio que irá acontecer em três países: Canadá, Estados Unidos e México.
A decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa ? instância mais alta da entidade ? reunido nesta terça-feira em Kigali, capital de Ruanda.
Copa do Mundo com 48 seleções
Inicialmente, o planejamento da entidade máxima do futebol mundial era que as seleções fossem divididas em 16 grupos, com três equipes em cada. A partir disso, as duas primeiras avançariam ao mata-mata.
A ideia do formato, no entanto, acabou não agradando, afinal, sempre uma equipe descansaria por rodada e, além disso, poderia permitir combinações de resultado especialmente na última rodada da fase de grupos.
Se fosse disputada neste formato com 16 grupos, o Mundial de 2026 teria 80 jogos (10 no México, 10 no Canadá e 60 nos Estados Unidos). O número já seria superior aos 64 disputados no Catar em 2022.
Com a mudança para 12 grupos de quatro times, o número de partidas sobe para 104. A Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa vão decidir em conjunto como e quando vão realocar as novas partidas.
ND+