Nesta última semana, os municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Manfrinópolis e Reserva do Iguaçu receberam auditorias presenciais do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). As atividades, promovidas pela Coordenadoria de Obras Públicas (COP) da Corte, integram o Plano de Fiscalização (PAF) do biênio 2024-2025 do órgão de controle.
Os trabalhos, que buscam avaliar a manutenção e a conservação de escolas públicas municipais, são executados pelos servidores Anecy de Oliveira Dabul, Paulo Francisco Borsari, Alexandre Cardoso Dal Ross e Lúcio Magalhães Araujo Hyczy, sob a coordenação deste último.
Mais especificamente, as auditorias têm como objetivo verificar a eficácia da gestão da manutenção e da conservação das unidades escolares municipais em relação ao planejamento, à estrutura organizacional, à execução e à equidade.
Benefícios
Com ações fiscalizatórias como essas, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.
A realização de auditorias pelo Tribunal possui ainda o potencial de aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das prestações de contas das prefeituras, assegurando, assim, aos cidadãos e seus representantes informações fidedignas sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos entes municipais.
Diário Reservense e Tribunal de Contas do Estado do Paraná