A 3ª Festa da Unidade está chegando e a Diocese de Guarapuava tem muito para comemorar

08 de novembro de 2024

O ano de 2024 está findando, o Advento está chegando um novo ano litúrgico iniciará. É um tempo propício para lembrar tudo o que aconteceu nesse período, avaliar, planejar o que virá e também celebrar. Essa é a proposta da Festa da Unidade da diocese de Guarapuava, que apesar de estar apenas na terceira edição, já é considerada um sucesso de público e início de uma tradição que continuará por muito tempo. Participam da festa fiéis de todas as paróquias da diocese de Guarapuava, espalhadas pelos 31 municípios que a compõe. Como nos anos anteriores, o encontro será no Centro de Eventos Cidade dos Lagos em um sábado, 7 de dezembro, terá início às 8h30 e deve terminar por volta das 16h30.

Na diocese de Guarapuava a Festa da Unidade será o anúncio do Ano Jubilar 2025, iniciativa do Papa Francisco para levar a todos os povos da terra, de acordo com o tema ?Peregrinos da Esperança?, uma ?experiência viva do amor de Deus, que desperta no coração a esperança segura da salvação em Cristo?. Será um período de oração, reflexão, comunhão e penitência. Dom Amilton Manoel da Silva vai tornar pública durante a festa a Carta Pastoral pela ocasião do Ano Jubilar. O documento tem caráter oficial e pode ser escrito apenas pelo bispo. É uma das formas de encorajar, inspirar e informar o povo de uma determinada região sobre um acontecimento especial.

O Ano Jubilar será apresentado na Festa da Unidade, mas sua abertura oficial na diocese de Guarapuava será no dia 29 de dezembro. Seguindo a proposta do Papa, em todas as catedrais do mundo, no mesmo dia, serão realizadas as Missas de abertura do Ano Jubilar presididas pelo bispos, acompanhados de uma multidão de fiéis. Informações sobre esse evento serão publicados nos meios de comunicação da diocese.

Na Festa da Unidade também serão celebradas as Visitas Missionárias que estão sendo realizadas em outubro e novembro. Para lembrar, a volta das missões em nível paroquial é fruto direto das escutas realizadas durante o Sínodo dos Bispos, em 2022. Na ocasião, pessoas de todas as paróquias tiveram a oportunidade de sugerir mudanças na caminhada da Igreja, e a missionariedade foi um dos temas mais recordados em toda a diocese. O documento redigido a partir dessas escutas foi a base das Diretrizes Diocesanas de Pastorais, que desde então tem norteado os trabalhos de evangelização nas comunidades.

As visitas nas casas dos fiéis, que estão sendo realizadas em todas as 48 paróquias da diocese, são o resultado de um esforço de dois anos, se forem levados em conta todos os retiros, formações e reuniões paroquiais e diocesanas em preparação par a ocasião. Aos missionários que estão participando, que são aproximadamente 15 mil pessoas, a diocese de Guarapuava encoraja a participar da Festa da Unidade usando a camiseta oficial, como uma forma de demonstrar a grandiosidade desse trabalho.

No vídeo de divulgação do evento publicado nas redes sociais o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, faz um convite especial para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC?s). ?Como estamos aprofundando, neste ano, o tema dos ministérios, os convidados especiais são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que na nossa querida Diocese, são mais de 4 mil, vocês terão um serviço especial no evento. Ah! Não esqueça de trazer o seu jaleco!?, disse dom Amilton.

Além desses temas principais, a Festa da Unidade também contará com muita música boa, a acolhida das paróquias com seus respectivos estandartes, Santa Missa e a adoração ao Santíssimo conduzida pelo bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo padre Antônio Aílson Aurélio, coordenador da Pastoral Presbiteral.

As pessoas que não residem em Guarapuava são orientadas a procurar as secretarias das paróquias para conhecer os horários de saída e chegada dos ônibus. O almoço será organizado e partilhado por cada caravana paroquial. Não haverá venda de alimentos no local.


PB Agência Web