Com a liberação dos resultados da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, diversos alunos ficaram em destaque na região devido as suas ótimas notas nas provas. Entre os destaques está Antonio Ferreira Ramalho, aluno do Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira, de Reserva do Iguaçu, que obteve nota 940 na redação.
O aluno contou como foi sua preparação para realizar a prova: "Eu acredito que 90% da nossa nota em qualquer prova, vem da preparação. As pessoas que lerem essa matéria provavelmente verão apenas a superfície, o resultado. Então, irei comentar sobre o que está por trás das telas. Hoje, eu consegui uma nota razoavelmente boa no Enem. Contudo, muito esforço foi empregado para alcançar tal resultado. Durante meu tempo na escola fui muito prejudicado pela pandemia. Cheguei no terceiro ano com muita dificuldade para fazer uma equação básica e não sabia nem por onde começar uma redação. O que quero dizer com isso é que, com esforço, dedicação e vontade, nós podemos alcançar nossos objetivos. Muitas vezes, o resultado não será o desejado, mas basta darmos o nosso melhor nas condições que nos foram dadas. Espero que esta seja a primeira conquista de muitas."
Antonio deixou dicas para aqueles que irão se preparar para a realização da prova em 2025: "Eu tenho três dicas para aqueles que irão começar a sua preparação neste ano. A primeira é baixar a cabeça para buscar os objetivos. Estude e não ligue se as outras pessoas da tua idade não estão fazendo o mesmo, ser diferente nem sempre é ruim. Em segundo lugar, alimente seu cérebro com coisas boas, porque vai ser ele quem vai fazer a prova. Leia livros, use menos o celular e tenha hábitos saudáveis. Por fim, tente ficar tranquilo tanto na hora do estudo, quanto na hora da prova. Isso faz a diferença", finalizou.
O jovem estudante também destacou a importância de estar rodeado de pessoas que sempre o apoiaram no decorrer da trajetória: "Todos da minha família, que sempre me incentivaram a estudar. Como diz meu pai: "A caneta é mais leve do que a enxada". Também agradeço à equipe administrativa, ao pessoal da cozinha, ao pessoal da limpeza e ao corpo docente do Colégio Izabel em especial às professoras Dilvana Caldas e Rosane Gulgielmin, e aos professores Dartagnan Zanella e Emerson Warmiling. Trabalhar com educação e com adolescentes não é uma tarefa fácil, e todos esses profissionais merecem um agradecimento, não só meu, mas de toda o município." Finalizou Antônio
Segundo o Inep, apenas 12 estudantes atingiram nota máxima na redação do Enem em 2024. Principal porta de entrada para o ensino superior no país, o exame permite aos estudantes concorrerem a vagas em universidades públicas e privadas, e é usado para o acesso ao financiamento do estudo e a bolsas em instituições privadas. Também é aceito na disputa por vagas em dezenas de instituições internacionais.
Jornalista Lorival Lima Santos MTE 0012738/PR - Diário Reservense