GERAL
Operação da Anvisa prende duas pessoas por falsificação de implantes dentários
07 de junho de 2017
Duas pessoas foram presas durante a Operação Fake, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) juntamente com a Polícia Federal nesta terça-feira (6) em Curitiba e Pinhais. Elas são responsáveis por empresas onde foram encontrados mais de 200 mil componentes de implantes dentários sem registro. Este material foi apreendido.
De acordo com a Anvisa, houve tentativa de fiscalizar outras duas empresas que são suspeitas de fraude. No entanto, os agentes verificaram que uma delas estava fechada e a outra mudou de endereço.
Esta foi a segunda fase da Operação Fake. Na primeira etapa, realizada no ano passado, foram apreendidos cerca de 75 mil implantes falsificados em São Paulo, Goiânia e João Pessoa. A ação foi desencadeada após uma denúncia da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo).
A Anvisa informou que o uso de implantes dentários falsificados pode provocar sérios riscos à saúde, como rejeição, perda óssea e infecções. A falsificação de implantes é considerada como crime hediondo, com pena de 10 a 15 anos de reclusão.