GERAL
Minuto Madalozzo Fitness - Aumentar a massa muscular ajuda a perder gordura?
20 de novembro de 2018
Essa é uma das maiores perguntas no que se refere a perder gordura e aumentar massa muscular. Na realidade, o que sabemos ainda é que esse acaba sendo um dos principais objetivos das pessoas que resolvem praticar exercícios.
Mais músculo queima mais gordura?
Sim, o músculo é o lugar do seu corpo onde a gordura armazenada é queimada (usada como energia). Mais músculo requer mais energia. Então, quanto mais músculo você tiver, mais calorias e gorduras queimarão em um período de, por exemplo, 24 horas, não importa se você está treinando ou se está dormindo.
Mas quando falamos em aumentar a massa (hipertrofia) é claro que este resultado realmente vai depender de vários fatores como a alimentação, intensidade correta e regularidade nos treinos além de fatores genéticos.
Hipertrofia Muscular
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Hollanda, hipertrofia é o aumento volumétrico de um órgão ou parte do organismo, devido ao aumento volumétrico de seus componentes constitutivos. Aplicando à nossa realidade, podemos afirmar que a hipertrofia muscular é o crescimento do músculo por intermédio do aumento do tamanho de suas fibras.
O músculo é composto basicamente de água (75%) e o principal componente orgânico é a proteína (20%). Sabendo da fundamental importância das proteínas, sua formação e manutenção adquirem um papel primordial no ganho de massa muscular. Em nosso corpo há dois processos constantes, um de construção e outro de degradação dos tecidos, chamados anabolismo e catabolismo respectivamente, e é justamente o resultado do saldo desses processos que determinará a estrutura muscular em um determinado momento.
Quando há mais degradação do que construção tecidual, ocorre perda de massa muscular; quando o anabolismo supera o catabolismo, há um aumento do volume dos músculos.
Entretanto, para que o anabolismo supere o catabolismo, os músculos devem receber constantemente estímulos que favoreçam o aumento da massa muscular. Neste sentido, os exercícios com sobrecarga e uma dieta que forneça os nutrientes necessários devem ser realizados continuamente.
Da mesma forma que o treinamento de força pode causar hipertrofia, a falta dele leva a perda de massa muscular. O nosso organismo sempre fará o possível para gastar menos energia, então se o corpo detectar que não precisa de um músculo mais desenvolvido, que consequentemente gasta mais energia, ocorrerá a perda de massa muscular até o ponto em que manteremos apenas a quantidade de músculo necessária para as atividades que realizamos.
Tendo em vista que as atividades modernas têm uma reduzida exigência neuromuscular, é praticamente inevitável isso ocorra.
Deste modo, busque sempre a orientação de um profissional de Educação Física, assim ele pode adequar o programa de exercícios de acordo com sua necessidade.