ESPORTES

Atleta Reservense participa da 4ª Copa Sudoeste de Muay Thai em Mangueirinha

06 de outubro de 2023

Aconteceu no último sábado, (30.09), no Ginásio Luiz Balbino de Moraes em Mangueirinha, a Copa Sudoeste de Muay Thai, o evento reuniu 12 equipes, atletas de toda região e na ocasião o público presente prestigiou mais de 40 lutas nas mais variadas categorias, entre elas quatro disputas de cinturão.

O município de Reserva do Iguaçu foi representado no evento através do atleta Igor Kauê de Lima, o mesmo tem 27 anos e começou aos 22 a treinar na modalidade. Atualmente o jovem prodígio atua na Equipe Bio Fight Guarapuava. Igor disputou a competição na categoria 71 kg e sagrou-se campeão após vencer por nocaute o seu adversário da equipe Nak de Bituruna.


"O evento superou todas a expectativas, foi maravilhoso, ficamos muito felizes com o carinho do público e a aceitação do comércio local, empresas que ajudam a propagar cada vez mais a modalidade em nossa região. Foi a maior edição da Copa Sudoeste já realizada, uma das sensações do evento foi a luta de abertura entre o Prefeito Elidio Zimerman de Moraes e o Secretário De Esportes Adilson Mengisztki." Disse David Alan Andrade, representante da Equipe Bio Fight Mangueirinha e um dos organizadores do evento, em nota ao Diário Reservense.


Igor Conta que o Muay Thai chegou em sua vida graças ao apoio e incentivo do professor David. O atleta relata que em todos os momentos o mestre não mediu esforços, sempre buscou da melhor maneira possível, passar o máximo de conhecimento e aprendizado, desta forma o lapidando para competições a nível municipal, regional e estadual. Igor tem como inspiração o lutador Tailandês Rodtang Jitmuangnon, o mesmo compete no ONE Championship e é o atual campeão mundial peso mosca do ONE Muay Thai . Jitmuangnon também é ex-campeão do Omnoi Stadium 130lb e campeão do MAX Muay Thai 125lb.


Muay Thai

Arte marcial tailandesa milenar, o muay thai tem aulas e treinamentos voltados não só para o público masculino, mas também para o feminino e o infantil, e sua procura só cresce nas academias brasileiras. Não é para menos: o boxe tailandês oferece inúmeros benefícios para corpo e mente. Nada como espantar o estresse do dia a dia calçando as luvas e desferindo uma série de socos, chutes e caneladas. Mas a luta, que guarda semelhanças com o kickboxing, é muito mais do que uma sucessão de golpes. O muay thai exige disciplina e postura, trabalha autocontrole, melhora condicionamento físico e promove ganho de massa muscular. Sua história começou há cerca de dois mil anos, quando agricultores buscaram formas de se defender em guerras e invasões na Tailândia. Para evitar ferimentos graves, não usavam suas espadas e punhais nos treinos, investindo nos chutes, socos, joelhadas, caneladas e cotoveladas. Essa é a origem do que conhecemos hoje como muay thai ou boxe tailandês. Segundo a história, quando as mães levavam seus filhos para a guerra, elas amarravam uma corda de uma determinada cor no braço e na cabeça do filho, orando aos deuses budistas para que eles pudessem voltar para casa. Essa corda trançada é conhecida hoje como kruang, paprachiat ou prajied, que no Brasil é amarrada a um dos braços do praticante e simboliza a sua graduação.

Essa luta se difundiu na Tailândia e, além dos propósitos militares, começou a ser praticada como um esporte. Hoje o Muay Thai tem adeptos no mundo todo e em 2016 tornou-se um esporte olímpico.

O próximo compromisso do atleta será no próximo mês de novembro, na ocasião o mesmo embarca para a cidade de Bituruna onde registrará mais uma luta em seu histórico. É talento, é destaque, é esporte, é Diário Reservense.

  

Jornalista Lorival Lima Santos MTE 0012738/PR - Diário Reservense  e Rádio Iguaçu FM

 

PB Agência Web