Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil e dão conta que os nomes mais registrados foram em primeiro lugar para os meninos, Emanuel, com dois registros, seguida por Joaquim, também com dois registros, já das meninas o nome mais registrado foi Lara com dois registros; seguidos de Arthur Miguel, Arthur Gabriel, Aruna Rafaelly e Aurora Emanoeli todos com um registro em cada nome. No ano de 2022 os nomes mais escolhidos pelos reservenses foram Miguel e Maria Alice.
Ainda de acordo com o portal, a cidade paranaense com maior número de registros de nascimento foi a capital, Curitiba, com 23.888 registros, e a com menor número foi Tunas do Paraná com apenas 3 registros.
A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais divulgou no final de 2023 que os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros foram curtos, bíblicos ou originais, o mesmo que se pôde observar em um breve levantamento de dados filtrando por Clevelândia, que teve registros de Davi, Miguel, Rafael, Matias, Gabriel, Samuel, Oséias, Joaquim, Caleb e Lucas, como exemplos de nomes bíblicos.
MUDANÇA DE NOME
Desde 2022 a Lei Federal - 14.382/22 -, permite a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial, bastando se dirigir ao Cartório mais próximo de sua residência. A nova legislação também possibilitou que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento, assim como ampliou o rol de possibilidades de alteração de sobrenomes.
Portal de Transparência de Registro Civil